Jardinagem para iniciantes
Se você deseja criar um jardim em sua casa e não sabe por onde começar, daremos algumas dicas que podem ajudar na seleção das melhores plantas que harmonizarão com seu ambiente.
Uma dica inicial é conversar com pessoas que tenham um pouco mais de experiência ou que já tenham cultivado alguma planta com sucesso. Se você é possui habilidade na utilização da Internet, existem blogs e revistas eletrônicas com excelentes dicas (ex.: http://www.jardineiro.net e http://paisagismoemfoco.com.br).
Após consultar e levantar as espécies desejadas saiba que você também deve considerar o uso de plantas nativas no seu projeto. As plantas nativas da sua região são tão ou mais belas do que as exóticas e o mais importante, são mais adaptadas às condições de crescimento.
É importante saber o nível de infestação de pragas de cada planta e quais as medidas a serem tomadas caso ocorram, sabendo identificar os sintomas.
Regas e adubos são necessários, porém cada espécie possui suas necessidades e você deve estar a par disso.
Podas também devem ser levadas em conta e servem para deixar a planta ainda mais bonita. É importante saber quanto espaço tem disponível para poder comprar de acordo e não correr o risco de comprar e plantar em excesso.
Muitas plantas juntas não são sinônimo de um jardim saudável.
Sol em excesso pode matar a planta, porém não é regra. Algumas plantas gostam mais de sol do que outras. Tenha em mente o local onde cada planta deverá ficar e o nível de insolação do local antes de comprar.
E para finalizar, selecione os utensílios para plantar e realizar a manutenção das plantas. Pá, ancinho, borrifador e regador são os itens básicos e necessários.
Agora vamos por as mãos na massa, ou melhor na terra ?