Estilos de Jardins
Há alguns anos atrás, via-se muito jardins geométricos e simétricos (jardins formais), com plantas e estruturas precisamente espaçadas e arranjadas. Hoje, existe uma nova tendência no mercado, os jardins informais, que são caracterizados pelo uso de plantas e estruturas arranjadas irregularmente, fazendo aplicação maior do aspecto natural.
O aumento do interesse em jardins com aparência informal, se deve ao maior envolvimento do ser humano com a natureza, assim estes jardins são os que mais bem correspondem as necessidades físicas e sociais das pessoas de hoje.
Proporções variáveis de padrões geométricos e naturais podem ser combinados na implantação de jardins. Para fins didáticos e práticos, essas formas de organização podem ser divididas nas seguintes categorias
Geométrico-estrutural: As estruturas geométricas são primárias e as plantas desempenham um papel menor.
Geométrico-natural: A estrutura domina, mas as plantas e outros elementos naturais desempenham um importante papel geométrico.
Natural: Os elementos naturais e materiais dominam e não há uma forma obviamente determinada pela mão do homem.
Além das formas de organização, existe os estilos de jardim, dentre eles os principais são:
Jardim Desértico: É caracterizado pela presença de plantas xerófita, ou seja, plantas adaptadas a climas secos. O objetivo principal desse jardim é passar a imagem de regiões áridas.
Jardim Tropical: esse tipo de jardim passa a sensação de pouca interferência do homem na paisagem, ele conta com contornos naturais, possui uma natureza descontraída e avessa a podas e simetrias, além da predominância de diversos tipos de palmeiras.
Jardim Inglês: Passa a sensação de bosques antigos e naturais, ele valoriza a paisagem natural, com formas curvas e arredondas tanto no relevo, como nos caminhos e na construção dos maciços e bosques. Sendo que nesse estilo é essencial o uso de grandes gramados e alamedas.
Jardim Frances: Esse é um estilo formal que mostra o domínio do homem sobre a natureza através das suas formas geométricas e simetrias perfeitas, tem por objetivos valorizar a grandiosidade das construções.
Jardim Italiano: Esse estilo é parecido com o Jardim Frances, porem quebrou a formalidade excessiva incorporando o calor dos países mediterrâneos. É um jardim com estilo clássico, nele pode ser encontrado muitas arvores frutíferas, estatuas, chafarizes e flores sendo que nele não pode faltar o elemento agua, que normalmente é o ponto central de concentração do jardim.
Jardim Japonês: Para a cultura japonesa, o paisagismo é uma das mais elevadas formas de arte, pois, consegue expressar a essência da natureza em um limitado espaço de forma harmoniosa com a paisagem local. Nesses jardins, normalmente se encontram sakuras ou cerejeiras ornamentais, momiji-gari ou acer vermelho, que revela um pouco da personalidade melancólica e reflexiva dos japoneses, lagos, carpas, pontes, caminhos dentro dos jardins, cascatas com pedras, bambus e adornos.